EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish    
Turismo Serra da Estrela
 
 
 
  Caminhadas Outras caminhadas Alojamentos em destaque
 
 

 

Caminhadas

 

Nada como uma boa caminhada para aliviar o estresse, melhorar a capacidade cardiorespiratória, tonificar os músculos e de ainda perder uns quilinhos.

 

Mas de acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, o exercício pode trazer mais um benefício: evitar perda da capacidade cerebral e combater a demência na velhice.

 

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam cerca de 300 pacientes durante 13 anos, e avaliaram seus hábitos de caminhada. O primeiro monitoramento foi feito em 1995 e constou que nenhum deles apresentava nenhum sinal de demência.

 

Em 2004 e 2008 foram feitos novos testes neurológicos, que mostraram que aqueles que caminhavam no mínimo dez quilômetros por semana tinham metade do risco de sofrer de problemas de memória do que os que não se exercitavam.

 

"O cérebro encolhe na fase mais avançada da idade adulta, o que pode causar problemas de memória. Nossos resultados encorajam a realização de testes para verificar se exercício físico em pessoas mais velhas são uma abordagem promissora contra demência e Alzheimer", disse Kirk Erickson, líder do estudo.

 

O trabalho, que foi divulgado pela revista on-line da Academia Americana de Neurologia, a Neurology, mostrou que o ideal é que cada pessoa caminhe cerca de 14 quilômetros por semana, ou cerca de 2 km por dia.

 

Essa criatividade cerebral pode ajudar a evitar doenças como o Alzheimer. A forma mais comum de demência mata lentamente as células do cérebro e as caminhadas regulares podem ajudar a aumentar o volume do órgão.

 

--------------

 

Na região de Turismo da Serra da Estrela não é difícil encontrar o que fazer. É uma região que privilegia o contacto com a natureza. A época outonal é, muito provavelmente, uma das mais bonitas para passear, na zona que alberga a maior montanha de Portugal continental.

 

Pelo Parque Natural da Serra da Estrela encontra muitos passeios pedestres, mas também pode passear de bicicleta, a cavalo, ou em todo-o-terreno. Nestes passeios descobre-se a essência da serra, acompanhando as quedas de água, rios e ribeiros e os animais que fazem parte deste habitat, como as raposas, lebres e mesmo os rebanhos guardados pelos famosos cães Serra da Estrela.

 

 

 

 

Comentários:
 

 
Maciço Superior-Lagoa Comprida
Nevestrela
Planalto Norte-Serra da Estrela
PR1-Trilhos das Ladeiras - Celorico Da Beira
PR2-Trilho de São Gens - Celorico Da Beira
PR3-Trilho Da Serra do Ralo - Celorico da Beira
Hospedaria do Convento d'Aguia r- Turismo de Habitacao

Hospedaria do Convento d'Aguia r- Turismo de Habitacao (Figueira de Castelo Rodrigo)




Casa Grande de Loureiro

Casa Grande de Loureiro (Tábua)




 

Restaurantes em destaque

 

Restaurante O MARIO

Restaurante O MARIO




Restaurante Zé do Pipo

Restaurante Zé do Pipo

 

 
 


© 2008-2017 Turismo da Serra da Estrela, Alojamentos, Restaurantes, Roteiros
 
  Clientes

 

Registar
Termos e condições de uso

Login

Ajuda

 

FAQ

Privacidade

Sobre nós

 

Sobre o Portal

Serviços

Como anunciar

Contacte-nos

 

Contactos