EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish    
Turismo Serra da Estrela
 
 
 
  Geopark Estrela Em destaque
 
 

 

Destaque criado em 2017-11-05 e lida 466 vezes
 

Geopark Estrela

A Associação Geopark Estrela está a fazer o levantamento dos locais de interesse geológico da Serra da Estrela que foram afetados pelos incêndios de 15 e 16 de outubro.

 

Segundo o coordenador executivo, o objetivo é fazer «uma cartografia da área atingida e conseguir mitigar os efeitos do fogo nesse património, além de perceber qual é o nível de impacto que teve na candidatura» da Serra da Estrela a Geopark Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Emanuel de Castro acrescentou que a associação sediada na Guarda já manifestou aos autarcas de Seia, Gouveia e Oliveira do Hospital a sua solidariedade e o «total comprometimento» com a fase de reconstrução e de ajuda às populações afetadas. O responsável sublinhou que os incêndios que lavraram na Serra da Estrela «dizimaram recursos humanos, biodiversidade, geodiversidade e alteraram também, em muito, a imagem que a serra tem».

 

Emanuel de Castro acrescentou que o contributo que o Geopark Estrela pode dar é «continuar a trabalhar» para que, através da classificação da UNESCO, possam ser encontradas «outros instrumentos e outras ferramentas» para fazer face ao problema dos incêndios. Nesse sentido, está a ser preparado um programa científico para que, no próximo ano, possa ser criada uma estratégia para perceber os padrões da ocorrência de incêndios na Serra da Estrela e mitigar as suas consequências. A iniciativa envolverá o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Proteção Civil, os municípios e os agentes que «trabalham o território».

 

Entretanto, a Associação vai entregar no início deste mês a candidatura da Serra da Estrela a Geopark Mundial na Comissão Nacional da UNESCO, que depois a enviará para a sede da organização em Paris. A decisão sobre a classificação do Geopark Estrela deverá ser conhecida «entre setembro de 2018 ou a primavera de 2019», anunciou Emanuel de Castro. Este projeto resulta de uma parceria do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) com a Universidade da Beira Interior e os municípios de Gouveia, Manteigas, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Seia, Oliveira do Hospital, Covilhã e Belmonte.

 

 

 

Comentários:

 
 
Zonas turísticas da Covilhã com rede Wi-Fi gratuita.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, o município adianta que, além do centro histórico, a rede ‘wi-fi’ estará disponível nos jardins da cidade, nas Penhas da Saúde (Serra da Estrela), em Unhais da Serra e em Sobral de S. Miguel.

ver mais »

Queijo certificado da Serra da Estrela

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, disse hoje (05.03.2016)que o Governo "tudo fará" para assegurar a autenticidade do queijo certificado da Serra da Estrela.

 

"Quando se confunde gato por lebre, todos são tratados como gato", afirmou Capoulas Santos, ao intervir na cerimónia de abertura da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra.

ver mais »

Malcata: Lince sem condições para regresso

O ICNF-Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas ainda não tem uma previsão para o regresso do lince ibérico à Malcata. A garantia é deixada ao Reconquista pela presidente do instituto.

 

“A Reserva Natural da Serra da Malcata, enquanto área de distribuição histórica de Lince ibérico, constitui uma das áreas de eleição para a reintrodução desta espécie, não cumprindo, 

ver mais »

CASAS DO CASTELO | Aldeia da Serra (Sabugueiro)

As CASAS DO CASTELO - moradias de férias , situam-se em Aldeia da Serra, entre Seia e o Sabugueiro, em plena subida para o topo da Serra da Estrela.

 

Com vista privilegiada sobre Seia, onde poderá disfrutar de momentos agradáveis.

 

Esta casa possui 3 zonas.....

ver mais »

Queijeira de Seia faz queijos à moda antiga

"Eu achei-me sempre bem na cozinha, portanto, é assim que eu o faço. É como a minha mãe me ensinou, e via fazer aos meus avós e tudo porque a antiguidade é mesmo assim. Agora, é tudo mais moderno, mas eu não, foi sempre isto, sempre, sempre, sempre", afirmou.

ver mais »

  Encosta da Serra

Encosta da Serra (Seia)




Hospedaria do Convento d'Aguia r- Turismo de Habitacao

Hospedaria do Convento d'Aguia r- Turismo de Habitacao (Figueira de Castelo Rodrigo)




 

Restaurantes em destaque

 

Snack Bar & Marisqueira BA 101

Snack Bar & Marisqueira BA 101




Restaurante 'As Tilias' Churrasqueira

Restaurante 'As Tilias' Churrasqueira

 

 
 


© 2008-2018 Turismo da Serra da Estrela, Alojamentos, Restaurantes, Roteiros
 
  Clientes

 

Registar
Termos e condições de uso

Login

Ajuda

 

FAQ

Privacidade

Sobre nós

 

Sobre o Portal

Serviços

Como anunciar

Contacte-nos

 

Contactos