EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish    
Turismo Serra da Estrela
 
 
 
  Rotas turísticas Outras rotas a conhecer Em destaque
 
 

Descubras as várias rotas disponiveis para si...

 

Rota dos Vales Glaciários – As raízes da Serra
 
Para muitos de nós, Serra da Estrela é sinónimo de neve e de férias na montanha, mas há muito mais a saber e a descobrir sobre a cadeia montanhosa mais imponente de Portugal.
 
Rota dos Galciares - Serra da Estrela
 
Há 20 mil anos, durante o período Quaternário, a Glaciação na Serra da Estrela causou a acumulação de neves perpétuas acima dos 1650 metros, que se iam compactando e transformando em gelo, dando origem a um glaciar com cerca de 70 km quadrados de área e 80 metros de espessura! Com o aumento progressivo da temperatura, formaram-se línguas de gelo que deslizavam lenta e implacavelmente até altitudes mais baixas, cuja poderosa ação moldou estes vales únicos no país!
 

Rota dos Galciares - Serra da Estrela

Partindo do Planalto da Torre, poderá observar o contraste entre paisagens de rocha nua desgastadas pelo avanço do gelo, intercaladas por lagos, charcos e prados húmidos, e paisagens de rochas irregulares e angulosas que não foram afetadas pelo fenómeno. À volta da montanha, encontrará os cinco vales glaciários mais importantes, os quais poderá explorar através de percursos pedestres que percorrem os mesmos caminhos do glaciar. Não está curioso por descobri-los? Aponte a bússola para nordeste e siga a rota do Vale Glaciário do Zêzere, que se prolonga por 15 km e acompanha o percurso da maior língua de gelo, passando pela zona da atual vila de Manteigas. No caminho, poderá observar aglomerados de pedras arrastadas e moldadas pelo gelo (designados “moreias”), especialmente na margem esquerda do Rio Zêzere, abaixo do vale da Candieira.
 
Na direção oposta, com a aldeia de Unhais da Serra ao fundo, a rota do Vale Glaciário de Alforfa estende-se por 13 km. Por estar orientado para sudoeste, o vale tem maior exposição solar (ideal para percorrer em dias soalheiros!) e os gelos dissolveram-se a maior altitude, deixando rochas e blocos de grandes dimensões. É o momento de descansar e tirar umas belas fotografias!
 
Rota dos Galciares - Serra da Estrela
Se preferir uma rota mais curta, opte pela vertente oeste e percorra os 9 km do Vale Glaciário de Loriga, descendo até à vila que lhe dá o nome. Aí encontrará a ribeira de Loriga, a linha de água herdada deste glaciar e um dos cenários mais magníficos da Serra da Estrela! Já para os mais resistentes, o Vale Glaciário do Covão Grande estende-se por 17 km em direção a noroeste, até à aldeia de Lapa dos Dinheiros, e chegou a ter uma camada de gelo com 150 metros de espessura! Por ter maior inclinação, a erosão foi mais intensa e criou os espetaculares aglomerados de rochas da Nave Travessa, nas margens da Lagoa Comprida. Uma paisagem a não perder! Por sua vez, a rota do Vale Glaciário do Covão do Urso é a mais extensa, estendendo-se por 20 km em direção a norte e com uma duração de quase 6 horas, passando pela aldeia do Sabugueiro. A língua de gelo que lhe deu origem deixou à sua passagem o maior aglomerado lateral de rochas da Serra da Estrela, que se prolonga por cerca de 3 km no meio da vegetação!

 

 
De Manteigas a Pinhel: Uma volta beirã
Guarda-Torre-Vide
Matas do Fragusto
Rota dos Vales Glaciários
Rota Vila Soeiro
Roteiro Aldeias historicas
Vale Glaciar de Alforfa
Vale Glaciar de Loriga
Vale Glaciar do Covão do Urso
Vale Glaciar do Covão Grande
Vale Glaciar do Zêzere
Belmonte Sinai Hotel

Belmonte Sinai Hotel (Belmonte)




Hospedaria do Convento d'Aguia r- Turismo de Habitacao

Hospedaria do Convento d'Aguia r- Turismo de Habitacao (Figueira de Castelo Rodrigo)




 

Restaurantes em destaque

 

Restaurante O MOINHO Snack/Bar

Restaurante O MOINHO Snack/Bar




A MURALHA - Restaurante Residencial

A MURALHA - Restaurante Residencial

 

 
 


© 2008-2017 Turismo da Serra da Estrela, Alojamentos, Restaurantes, Roteiros
 
  Clientes

 

Registar
Termos e condições de uso

Login

Ajuda

 

FAQ

Privacidade

Sobre nós

 

Sobre o Portal

Serviços

Como anunciar

Contacte-nos

 

Contactos